quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

USSR - Unicamp Swimming Society Reloaded

Vamos conhecer agora um pouco da história de uma das melhores equipes de natação master do Brasil.

Este texto foi enviado por Daniel Takata Gomes, membro da equipe de Campinas e fanático por natação.
A Unicamp Swimming Society Reloaded (USSR) tem esse nome porque é a segunda versão da equipe de natação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A primeira USS participava de competições master e torneios regionais na região de Campinas-SP. Com o término da equipe, as atividades de natação na Unicamp ficaram voltadas apenas a condicionamento físico. Em 2002, um grupo de atletas dos mais diversos cursos que participavam desses projetos de condicionamento, comandados pelos técnicos Augusto Barbosa (Ipa) e Ulisses Martinho (Guima), resolveram começar a participar de algumas competições do circuito master. Como um ciclo vicioso, mais atletas foram atraídos pela equipe, que cada vez mais participava de competições.

Em 2003, a equipe já reunia nadadores que haviam sido destaque em categorias de base, tinham interrompido a carreira por causa dos estudos e retomavam a vida atlética através da USSR, além de gente que descobrira a natação na época da faculdade. No mesmo ano, a equipe conquistou um horário reservado somente para treinamento competitivo na piscina da Faculdade de Educação Física (FEF), o qual mantém até hoje. Em 2004 a primeira grande conquista: o título no Campeonato Paulista Master de Inverno. Em 2005, a conquista do bicampeonato paulista master e também pela primeira vez da Copa Vermelhinha Master, realizada no final do ano em Santos. Em 2006 e 2007, veio o tricampeonato e a posse definitiva do troféu. O tetracampeonato foi conquistado em 2009. Outras competições que a USSR participou com destaque ao longo destes anos foram Campeonato Paulista de Não-Federados e Jogos Regionais.
Por ser uma equipe de uma universidade, a USSR tem um papel fundamental na formação de alunos e pesquisadores na Faculdade de Educação Física da Unicamp. Os treinadores e monitores são alunos da faculdade e podem implementar na prática os conhecimentos mais recentes adquiridos em salas de aula, e muitos dos resultados obtidos nos treinos são utilizados para o desenvolvimento de iniciações científicas e dissertações de mestrado.
Além de ser destaque nas competições que participa, a USSR tem como principal característica a integração entre seus membros. Talvez como em nenhum outro ambiente na Unicamp, a USSR agrega de forma perfeita alunos de todos os cursos da universidade através de um espírito de união construído ao longo dos anos que chama a atenção mesmo de quem não faz parte da equipe. São incontáveis os eventos organizados pelos membros da equipe, como churrascos, bailes de formatura, aniversários, cinemas ou até mesmo simples almoços e jantares que sempre resultam em grandes confraternizações. As viagens anuais para Santos para a disputa da Copa Vermelhinha são particularmente marcantes, por reunirem diversas gerações da USSR (os mais novos, que treinam diariamente na Unicamp, e os mais antigos, que mesmo muitas vezes já formados e longe da universidade, mas devido ao forte vínculo criado, fazem questão de marcar presença todos os anos) e por proporcionar a oportunidade de dois dias de convivência e integração intensa.
Atualmente, a equipe é orientada pelos treinadores Gabriel Caldeira e Fernanda Bergamim, ambos alunos da Faculdade de Educação Física, sob coordenação do professor Orival Andries Júnior. Os treinamentos são realizados diariamente na piscina da FEF entre 18:00h e 19:00h.


No próximo post fotos da equipe!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu, do outro lado do mundo - já fiz parte dessa equipe e hoje, mesmo morando na Austrália, ainda me sinto parte da família USS-R - posso confirmar tudo!
E ainda acrescentar: que saudade de tudo isso! Ainda volto a freqüentar Vermelhinhas e churrascos!

Lauro Luís (77)

R-L-Túliao disse...

Belo texto, falou e disse. Ambiente de integração social, de prática desportiva, produtora de ciência e tecnologia, promotora de convívio produtivo da mais alta consideração. Vínculos positivos e fortalecedores do sujeito. "A melhor esquipe do mundo." Mandando brasa. Abraços.