Segue mais um artigo do colaborador do blog, o Coach Joel Moraes.
Joel está se especializando também em treinamento para nadadores masters.
EFEITO DO ENVELHECIMENTO NA VELOCIDADE MÉDIA DE NADO E COMO DIMINUÍ-LO
O desempenho nas provas de velocidade e meia distância diminuem numa velocidade de aproximadamente 1% ao ano entre 25 e 85 anos, com base nos recordes assinalados nas diversas faixas etárias (Maglischo, 2003).
Essa mesma taxa de declínio ocorre em homens e mulheres, e em tempo, representa um aumento de aproximadamente dois segundos por 50 metros e de dez segundos por 200 metros durante cada década.
Neste estudo clássico, os resultados demonstraram que a velocidade média declina muito ao decorrer dos anos. Ou seja, à medida que um indivíduo envelhece, a sua aptidão física também deteriora. Nessa afirmação, não existe nada novo, porém, é importante que fique claro que muitos nadadores masters continuam a aprimorar suas marcas durante a meia idade e mesmo durante a velhice. Essa melhora bem como magnitude da mesma esta intimamente relacionada com a capacidade do aprimoramento da técnica de nado, na intensidade racional de treinamento e na capacidade competitiva.
Desta forma, estes detalhes fazem a diferença e poderão retardar ou até mesmo contestar a afirmativa da literatura na relação velocidade de nado e avanço da idade.
Sendo assim caros amigos nadadores, existem meios de contradizer os achados científicos, e a beleza do esporte é que não existem limites para quem sonha alto.
Bom Vôo...
Joel Moraes Santos Junior
- Graduado em Educação Física e Esportes – UNISANTA;
- Pós-graduado em Fisiologia do Exercício – UNIFESP;
- Mestrando em Estudos do Esporte – USP;
- Docente das cadeiras de Pedagogia da Natação e Cinesiologia da Faculdade de Educação Física e Esportes – UNISANTA;
- Preparador Físico da equipe de Natação da UNISANTA; e
- Ex-recordista Sulamericano de Natação
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
1% ao ano?????????
Oh my...
:(
bora treinar!
Muito bom! Eu sou da opinião de que não temos limites. Como exemplo, o vídeo abaiso sobre a nadadora veterana Dara Torres.
Eu já acho que a idade nos faz sim ficar menos velozes, mas ao mesmo tempo mais inteligentes e isso pode amenizar essa perda de velocidade.
esses recordes são de pessoas que usam hormônios para competir então não pode ser uma base real .
Postar um comentário