domingo, 28 de fevereiro de 2010
Mischa
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
Resultado parcial do Torneio Início APMN
Pelos tempos de classificação o recorde masculino está longe de cair e pelo jeito ninguém vai levar (ou levou) a grana.
Já no feminino Juliana Machado do Pinheiros está pertíssimo do recorde de Juliana Berlanga, Juma marcou ontem 27"73 e o recorde é 27"19.
Se alguém tiver informações mais recentes favor nos enviar.
Clique aqui para ver o resultado parcial.
sábado, 27 de fevereiro de 2010
Tradutor
Então se você se interessar pelo post em inglês é só copiar o texto e colar no aplicativo do Google.
É rápido, fácil e quebra um galhão.
Torneio Início APMN
Pena que os resultados não são atualizados em real time como no CBDA Systems, então caso alguém tenha alguma informação relevante peço que nos passe via email: blog.natacaomaster@gmail.com pra eu divulgar à todos.
Estamos curiosos pra saber quem vai pra final amanhã pra tentar levar a bolada oferecida pela Fórmula.
Fast Kick or Fast Pull?
http://swimming.about.com/od/swimtechniquehelp/a/kick_or_pull.htm
--
Este artigo foi enviado usando a minha Viigo.
Para um download gratuito, vá para http://getviigo.com
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Circuito Paulista de Masters
O PAPEL DOS CARBOIDRATOS NO TREINAMENTO
Uma parte dessa energia mantém nosso corpo vivo e outra parte é estocada na forma de glicogênio, triglicerídeos e proteínas (Mc Ardle et AL., 1999) Todos esses estoques podem se converter em ATP (Adenosina Trifosfato), que é a única molécula que o músculo aceita para se contrair (Guyton, 1993) Quando estamos treinando, nossas fibras musculares utilizam essas substâncias e dão uma maior preferência ao glicogênio porque é aquele que melhor fornece energia (mais rapidamente). O glicogênio é encontrado no músculo e na glândula hepática (fígado). Quanto mais intenso e prolongado for o treinamento, maior será a depleção dos estoques de glicogênio e se a requisição por esse nutriente sobrepuser o fornecimento, o desempenho do nadador será comprometida. Isto é, quando as reservas de glicogênio estiverem inadequadas (ingesta insuficiente de carboidratos), os músculos devem contar com os triglicerídeos (gorduras) e as proteínas nelas armazenadas.
Isso irá gerar um maior tempo para obtenção de energia dessas fontes, o que torna impossível a manutenção da mesma velocidade dos nados nos treinos. É claro que você ouviu alguém dizendo: "Vou dar uma corridinha para queimar minhas gordurinhas", pelo fato de a gordura oferecer energia mais particularmente em baixas e médias intensidades. A ingesta adequada de carboidratos antes (pré-treino), durante e depois (pós-treino) que a maioria dos técnicos e nutricionistas recomendam, é a base sólida para um bom desempenho, não somente nos treinos, mas também em competições.
Durante os treinamentos, dê preferência à ingestão de carboidratos na forma liquida (gatorade, carb-up, maltodextrina e etc.) pelo fato de ir diretamente para a corrente sanguínea e ser rapidamente metabolizado. Portanto nadadores lembrem-se, carboidratos antes, durante e após os treinamentos. BomVôo... !
Joel Moraes Santos Junior
Graduado em Educação Física e Esportes – UNISANTA
Pós-graduado em Fisiologia do Exercício – UNIFESP
Mestrando em Estudos do Esporte – USP
Docente das cadeiras de Pedagogia da Natação e Cinesiologia da Faculdade de Educação Física e Esportes – UNISANTA
Preparador Físico da equipe de Natação da UNISANTA e ex-recordista Sulamericano de Natação
Técnico da Equipe de Natação Master da AABB Santos/SP
Ei, o jammer do cara da raia 4 não é aprovado!!!
Aqueles trajes totalmente em tecido tradicional e dentro das medidas da FINA são facilmente identificáveis e não trarão maiores problemas para a arbitragem.
Mas pode acontecer de atletas tentarem usar um traje de material proibido nas medidas permitidas, como macaquinhos para as mulheres e bermudas para os homens. À primeira vista, o maiô de fibra de poliuretano (aprovado) parece ser do mesmo material do recoberto com uma película de poliuretano (reprovado) e isto poderá causar muitas dúvidas.
Em 2010 todos os trajes sairão de fábrica com o selo da FINA e a verificacção destes selos, em caso de dúvida, deverá ser a atitude adequada por parte da arbitragem. Para o conhecimento e orientação dos clientes Diana, fizemos uma tabela com os selos dos trajes de fibra de poliuretano aprovados pela FINA e seus respectivos modelos.
Outro problema são os trajes com o selo de aprovação da FINA para o Mundial de 2009 pois são muito parecidos com os selos de 2010. Neste caso deve-se atentar para alguns detalhes:
1. No selo antigo há http://www.fina.org/ entre a logo da FINA e o código de barras e no novo há um numero (no caso da Diana 09/09).
2. No selo antigo há apenas núumeros abaixo do código de barras e no novo há 2 letras identificando a marca e os números identificando o modelo (bermuda VEGA SP DIANA - DI144291).
Autor: Alan Pessotti
Notícia publicada em Diana Brasil
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Swimmers Shoulder Injury
http://swimming.about.com/cs/shoulderinjury/a/endswimshoulder_2.htm
--
Este artigo foi enviado usando a minha Viigo.
Para um download gratuito, vá para http://getviigo.com
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
Butterfly Swimming Basics
http://swimming.about.com/cs/breaststrokeandb/a/basic_butterfly.htm
--
Este artigo foi enviado usando a minha Viigo.
Para um download gratuito, vá para http://getviigo.com
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
AMIGOS SE DIVERTEM NADANDO E COMPETINDO
Um dos mais entusiasmados é o diretor superintendente do Catuaí Shopping Center, Sílvio Carvalho Neto. Aos 47 anos, conheceu o esporte aos 8 e praticou até aproximadamente 19 anos. Devido aos compromissos profissionais, ficou mais de 20 anos fora das piscinas, mas há seis voltou a se exercitar dentro da água.
Neto faz parte do grupo de londrinenses que possuem entre 25 e 80 anos e formam o Unimed/Londrina Másters. Eles treinam diariamente na Arel, Londrina Country Clube e Academia Gustavo Borges. O intuito primaz dessa turma é lazer, bem-estar e saúde, mas a possibilidade de viajar e disputar torneios funciona como combustível para manter as atividades em dia.
´´Mesmo com a idade chegando nós não perdemos o espírito competitivo. É gostoso, porque é uma cenorinha que faz você treinar. Também é de certa forma uma aferição do que foi feito durante um determinado período. Melhorar seu tempo é um prazer. Ganhar do outro é um negócio bacana. É para quem tem garra e gosta de competir´´, analisa Neto, especialista em nado peito.
E para quem pensa que essa turma fica só no lazer e no combate ao estresse, medalhas em torneios nacionais e mundiais ajudam a completar a atividade. O diretor do Catuaí, por exemplo, faturou dois ouros, uma prata e um bronze no último Campeonato Brasileiro de Másters, em Recife, no final de 2009. Também contam no currículo participações em mundiais, como em São Francisco, na Califórnia, em 2008.
Também com raia cativa nesta turma está a arquiteta Elisabeth Fukuda Kakizuki, que desde os oito anos conheceu a natação como forma de amenizar os efeitos da bronquite e nunca mais parou. Betinha, como é chamado pelos amigos, acredita que por conta da cansativa rotina e do alto volume de trabalho a prática da natação é um momento de lazer indispensável. ´´Só de estar todo mundo junto já vale à pena´´, resume.
Com muitos títulos conquistados em 32 anos de piscina, Betinha nada principalmente nas modalidades medley e peito. Recentemente, representou com outros oito colegas o Paraná no Campeonato Brasileiro, em Recife, e já foi campeão Pan-Americana em outras épocas.
Mas em meio a tantas vitórias, afinal, nomes conhecidos como o do veterano Floriano Yabe, de Silvana Schimiti, entre outros, que já faturaram muitos títulos no circuito máster, integram a equipe, ela cita a confraternização como a principal característica do grupo. ´´Acaba virando uma segunda família. Tenho minha casa, mas aqui estão pessoas que se conhecem há muito tempo. Aqui é o meu segundo lar´´, finaliza.
http://swim.com.br/noticias.php?id=47969
MUITAS MUDANÇAS PARA A CLASSE MASTER EM 2010
Entre as mudanças, a principal delas é que para o ranking master contarão as seis competições do ano (quatro circuitos, uma copa e um campeonato) e não haverá mais cortes das provas. Ou seja, contarão para o troféu do top five no final do ano todas as competições do ano, incluindo os estaduais e, além disso, todas as provas nadadas pelo atleta, sejam uma, duas ou três provas longas ou curtas.
Outra mudança é o final do Campeonato Estadual de Inverno que se transformará em Copa Rio de Natação Master e terá provas de revezamento 4X100 medley e 4X200 livre misto. A Copa também contará para o ranking e tem por objetivo integrar ainda mais os nadadores masters de todo o estado.
Além disso, a classe master terá uma festa no final do ano, onde serão entregues os troféus individuais do top five e os troféus por equipes dos três primeiros colocados no Circuito Estadual Master no módulo branco e no módulo azul. Não haverá mais premiações por equipes nas rodadas. Para participar da festa, o nadador deverá pagar nas seis competições no ano uma taxa de R$5. Ao final do ano, ele estará isento de pagar o convite da festa ou deverá pagar o quanto falta para se chegar ao valor de R$30.
Uma antiga reivindicação dos masters também será atendida. As rodadas do circuito estadual contarão com mais provas de fundo. Na primeira (piscina de 25m) e na terceira (50m) será disponibilizada a prova dos 800m livre. Já na segunda (25m) e na quarta (50m) rodadas haverá a prova dos 1500m livre.
Quanto à saúde dos atletas, ficou garantido na reunião que cada clube que receber a competição master disponibilizará um representante médico para averiguar as condições da ambulância disponibilizada pela FARJ.
Para o diretor Jeorgino Jorge, as expectativas para 2010 são boas: “Entramos em uma corrente bem otimista que fizeram com que a gente pensasse em expandir e inovar ainda mais no master. Os representantes das equipes demonstraram um clima de cooperação em relação à festa de final de ano e à premiação do top five” – disse Jeorgino.
Confira abaixo o calendário das competições masters promovidas pela FARJ, lembrando que as datas e locais estão sujeitas a qualquer tipo de mudança de acordo com as necessidades dos clubes e da Federação:
COMPETIÇÃO
DATA
LOCAL
I Rodada do Circuito
27 e 28 de março
CR Icaraí
II Rodada do Circuito
15 e 16 de maio
Botafogo FR
Copa Rio de Natação Master
26 e 27 de junho
A definir
III Rodada do Circuito
21 e 22 de agosto
Fluminense FC
IV Rodada do Circuito
02 e 03 de outubro
CR Flamengo
Campeonato Estadual Master
03 a 05 de dezembro
A definir
http://www.aquatica.org.br/site/interno.aspx?sidModalidade=633371385185625000&sidTipoTexto=633377342279062500&sIdTexto=634009794749062500
SALVADORA PENNA: RECORDISTA DE 50 A 1500M LIVRE
Nas competições masters, uma figura está sempre presente: Salvadora Penna. Muitos podem não conhecer seu nome, mas seus tempos estão para a história. Em 2009, Salvadora foi a única nadadora a ter os recordes sul-americanos de todas as provas de livre entre 50 e 1500 metros em piscinas curta e longa. O único destes que ela não detém é o recorde de 1500m livre em piscina curta por um motivo simples: esta prova não foi disputada em piscina curta durante a temporada 2009 nem em competições nacionais nem internacionais. No Campeonato Estadual Masters de Verão 2009, a atleta bateu seu último recorde do ano nos 400m livre: 6’34”53.
“Cada recorde que eu bato é um prêmio para mim e para a qualidade de vida que eu escolhi. Meu técnico, Cláudio Barros, e meu marido são meus maiores torcedores” – contou a master.
Salvadora nada pelo CR Flamengo e está na classe 70+. Quando jovem nadou entre 12 e 16 anos, retornando às piscinas 40 anos depois. Apesar de longe das águas, a atleta nunca deixou de se exercitar: “Eu parei de nadar, mas nunca deixei de fazer esportes. Por isso, quando eu voltei, me senti bem” – disse a atleta.
A atleta master está no Top 10 da FINA e sabe todos seus recordes de cabeça. Já seu marido, após tantos recordes, não consegue lembrar quais a esposa detém: “Se você me perguntar o RG dela ou o CPF, eu sei. Mas os recordes, é difícil de lembrar” – explicou o esposo.
Como conseguir esse sucesso? Salvadora treina de segunda a sexta das 5:30 até às 7, nadando cerca de 3500 metros. Ela faz também musculação e yoga, para melhorar a parte física e superar a ansiedade.
Para ela, a alimentação é fundamental: “A alimentação é essencial para os resultados. De 2008 para cá, eu perdi 10kg. Acredito que esse acompanhamento tenha sido muito importante para os resultados” – explicou a atleta. Ela revela o segredo da sua dieta: “Como muita verdura e muitos legumes, além de muito peixe. Carne vermelha só às vezes” – contou.
Os ídolos da atleta são os campeoníssimos Gastão Figueiredo e Maria Lenk. Ela diz que se inspira na campeã: “Ela morreu na piscina e eu também gostaria de morrer assim. Ela para mim é um exemplo. E a natação representa a minha vida” – resumiu.
Para seu técnico, Cláudio Barros, Salvadora é um exemplo. “É uma honra treinar a Salvadora. Ela é um exemplo para mim e para os demais atletas” – disse.
Em 2010, Salvadora pretende melhorar ainda mais os resultados. Quem sabe todos os recordes mundiais de 50 a 1500 livre? Boa sorte, campeã!
http://www.aquatica.org.br/site/interno.aspx?sidModalidade=633371385185625000&sidTipoTexto=633377342279062500&sIdTexto=634024394048125000
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Regulamento do XVI Adalberto Mariani Masters
Distance per Stroke Swimming
http://swimming.about.com/cs/techniquetips/a/dpsandrate_2.htm
--
Este artigo foi enviado usando a minha Viigo.
Para um download gratuito, vá para http://getviigo.com
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
Fear of Open Water Swimming
http://swimming.about.com/od/openwaterswims/a/fearopenwater.htm
--
Este artigo foi enviado usando a minha Viigo.
Para um download gratuito, vá para http://getviigo.com
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
XIV TORNEIO PAULISTA DE MASTERS DE NATAÇÃO
A competição ficou bastante famosa pelo fato de oferecer prêmio em dinheiro para quem quebrar o recorde da piscina da Fórmula Academia do Market Place.
O recorde do masculino é do Nicolas dos Santos com 22"56 e no feminino é de Juliana Berlanga com 27"19.
Para ler o post original da competição clique aqui.
Para ver o balizamento clique aqui.
XVI Troféu Adalberto Mariani Masters
As inscrições começam a partir de 24 de março.
Em breve posto mais sobre o evento.
Training Respiratory Muscles
http://swimming.about.com/od/swimmingscience/a/breath_training.htm
--
Este artigo foi enviado usando a minha Viigo.
Para um download gratuito, vá para http://getviigo.com
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
TRISWIM Shampoo for Swimmers
http://swimming.about.com/od/hairandskincare/gr/triswimshampoo.htm
--
Este artigo foi enviado usando a minha Viigo.
Para um download gratuito, vá para http://getviigo.com
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
Best Heart Foods
http://www.askmen.com/sports/foodcourt_300/319_best-heart-foods.html
--
Este artigo foi enviado usando a minha Viigo.
Para um download gratuito, vá para http://getviigo.com
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Underwater View of the Beijing Pool - The Water Cube
http://swimming.about.com/od/olympicswimming/ig/Swimming-Action-Image-Gallery/Underwater-View-of-Beijing-Poo.htm
--
Este artigo foi enviado usando a minha Viigo.
Para um download gratuito, vá para http://getviigo.com
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
Exemplo de como a natação muda a vida das pessoas
Cristina Camargo
Agência BOM DIA
Para o nadador Paulo Eduardo Corrêa Júnior, 40, a afirmação de que o esporte é fundamental para uma rotina saudável está longe de ser um chavão cansativo.
É que o esporte literalmente salvou a vida dele.
Aliada ao apoio familiar e à terapia, a natação o livrou do consumo de drogas e álcool e de uma forte depressão que o deixava trancado no quarto, sem disposição.
Paulo aprendeu a nadar ainda na infância, estimulado pelo pai. Depois parou, cansado das exigências nos treinamentos e da pressão das competições, tudo muito pesado para um pré-adolescente. Seguiu seu cotidiano de estudante e entrou na faculdade de engenharia química, em Maringá (PR).
Até que começou o calvário. No início da vida universitária, Paulo perdeu a única irmã. Ana Paula, 17, praticava paraquedismo e num dia de saltos em Marília o equipamento não abriu.
Os dois eram bastante unidos desde a separação dos pais, fato marcante na infância dos irmãos.
Quarenta dias depois, Paulo perdeu também o padrasto, atropelado ao sair de uma pizzaria. Com a mãe, mudou de casa, de bairro e de vida. "Foi bem traumatizante", lembra.
As tragédias o transformaram em "loucão", como define. Bebia tudo que encontrava e usava drogas.
Tinha amigos, trabalhava, tentou cursar várias faculdades, mas não tinha objetivos para alcançar. Vivia na noite, cada vez com amigos mais jovens.
Aos 29 anos, infeliz e desmotivado, entrou em depressão. Conta que a família rezava muito por sua recuperação. Até que um dia saiu do quarto e resolveu mudar. Escolheu a natação para começar a recuperar a forma física e a saúde.
Lembra até hoje o dia em que voltou a nadar: 12 de abril de 1999. Nessa época, só saia de casa para ir à piscina da antiga sede social do BTC (Bauru Tênis Clube).
No ano seguinte, foi estimulado por outros atletas a participar de competições, o que fez em março de 2000.
Paulo ganhou o Circuito Paulista de Natação Master do Interior. Levou três medalhas e decidiu: "É isso que vou fazer na vida".
O atleta ainda se comove ao recordar a sensação de sair vencedor da primeira competição. Ele pendurou as três medalhas no carro e circulou pelas ruas de Bauru chorando de emoção.
"Passei a ter objetivos", diz. Eram nadar e competir. A partir daí, buscou orientação profissional, conseguiu patrocínios, parou de fumar, de beber e de usar drogas.
Em 2003, após dedicação intensa, com muita disciplina, foi campeão brasileiro de natação master. Neste ano também casou com a advogada Elisângela, que faz questão de lembrar ao falar sobre a importância da estrutura familiar.
Hoje o nadador sente nojo até de bombom de licor, mas tem consciência de que o alcoolismo é uma doença que precisa ser controlada. Tem que lembrar que é alcoólatra para não beber.
Vive outra fase, quer apagar os anos ruins, olhar no espelho e ver o atleta bem sucedido que conseguiu ser.
Formatura em universidade é vitória
Após tentar cursar engenharia química, direito e administração, Paulo Corrêa conseguiu em janeiro deste ano o que não imaginava mais alcançar: formou-se em educação física pela Unesp de Bauru.
O nadador encontrou no curso sua vocação. Passou quatro anos frequentando a universidade sem participar sequer de uma festa estudantil. Fez vários cursos extras e virou um personal trainer respeitado, cheio de alunos.
No início da faculdade, queria ser técnico de natação, mas descobriu que não se adequa à realidade extremamente competitiva do esporte atual.
"Hoje o esporte competitivo está um pouco desvirtuado e deixa de lado a saúde", diz. "Há pressão de todos os lados, é vencer a qualquer preço e a saúde passa longe".
Paulo ainda compete como master, mas sem o desespero que antes sentia. Perdia até a fome nas semanas de competições.
Outra decepção foi ver a piscina olímpica, coberta e aquecida do BTC ser desativada após a venda da sede social do clube.
As equipes de natação tiveram que se transferir para a sede urbana da Associação Luso Brasileira.
"Fomos muito prejudicados", lamenta. "Faltou darem o devido valor à natação".
Planos
Como personal, o atleta ajuda os alunos a manter a saúde em dia. E no mês que vem volta a atuar como voluntário na Casa do Garoto, ensinando natação para as crianças da entidade.
"Quero retribuir o que já tive", afirma.
O atleta não gosta muito de vincular suas tragédias à dependência química. Lembra que muita gente passa por tristezas sem aderir ao álcool. Admite que usou as perdas sofridas para justificar seu estilo de vida.
Mas tudo passou e o Paulo de agora é outro.
Formado, trabalhando, saudável e bem casado, agora planeja o primeiro filho, que vai estimular a nadar se essa for a vontade da criança, sem forçar nada.
Ele pretende nunca mais abandonar as piscinas.
"Eu amo nadar, não consigo ficar sem fazer isso", explica. "A natação salvou a minha vida".
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Ilha da Madeira
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
A situação aqui na Ilha a Madeira é de pura calamidade,nunca vi nada igual em toda minha vida, na verdade era um tsunami vindo de cima para baixo arrastando td que tivesse pela frente, carros,caminhoes,asfalto,pedras,pessoas,enfim tudo.
Ontem quando peguei meu carro e fui ajudar as pessoas q precisavam, fiquei chocado com tanta catastrofe,mas hoje o pós temporal era pior ainda, tanto é que passei quase o dia inteiro resgatando vitimas, tiramos um Srº ja falecido de dentro de um carro que se for ver era impossivél ele estar ali, foi uma sensação de ao mesmo tempo felicidade em ajudar os bombeiros e de tristeza por ser mais um numeros de vitimas mortais, amanha vou de voluntario na cruz vermelha e ajudarei ao maximo na recuperação desse arquipelago maravilhoso chamado Ilha da Madeira,grande abs a todos.
Ps: Peço que qeum puder AJUDAR no que for preciso ao seu alcancenão hesite esforços, meu muito obrigado.
Guilherme Reis.
Quer navegar na Internet sem medo? Instale grátis o Internet Explorer 8.
Nadador Master brasileiro dá entrevista ao G1 sobre a tragédia na Ilha da Madeira
Guilherme vive há 5 anos em Funchal, capital do arquipélago que fica 900 km a sudoeste de Lisboa.
Quando vivia no Brasil participava frequentemente das competições masters realizadas pela APMN e ABMN.
Para ver a reportagem completa clique aqui.
Most Effective Exercise Ball Movements
http://www.askmen.com/sports/bodybuilding_300/361_most-effective-exercise-ball-movements.html
--
Este artigo foi enviado usando a minha Viigo.
Para um download gratuito, vá para http://getviigo.com
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
Ear Protective Goggle - EPG
http://swimming.about.com/od/earsandeyes/gr/epg_review.htm
--
Este artigo foi enviado usando a minha Viigo.
Para um download gratuito, vá para http://getviigo.com
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
Maximize Swimming Speed
http://swimming.about.com/cs/techniquetips/a/power_drag.htm
--
Este artigo foi enviado usando a minha Viigo.
Para um download gratuito, vá para http://getviigo.com
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Não falei que o JAKED tava nessa?
Assim como anunciado aqui ontem, as duas marcas que tiveram seus trajes aprovados pela FINA e contém poliuretano na sua textura são: Diana e Jaked.
Ambos colocaram lâminas na parte interna dos trajes e pegaram o pessoal das outras empresas de surpresa. A FINA não desenvolveu um sistema de avaliação científica suficiente para identificar a adição do material. O termo "textil" incluído na regra também não diferencia os produtos e deixou este espaço devidamente aproveitado pelas duas empresas.
Outro detalhe é que a Speedo teve os seus trajes aprovados em 2009, enquanto Diana e Jaked só lançaram em 2010 não dando tempo para reação as outras empresas concorrentes.
Enviado através do meu BlackBerry® da Nextel
Procurando atletas para dividir quarto no Mundial da Suécia??
Nome: Rosana Andrade
E-mail: rosanaswimmer@hotmail.com
Data: 12/2/2010 22:26:32
Recado:
Dividir apt na Suecia , 3 pessoas. Ecrever para meu email
Contato da equipe master da AABB Santos/SP
Saiu no Blog do Coach
Resta saber quais são as marcas, eu acho que é Jaked.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Recorde Mundial Master do Tomazini Homologado
Venho aqui registrar que semana passada recebi pela FINA em minha residência o diploma de RECORDISTA MUNDIAL MASTERS 30+ na prova dos 50 peito com 27"11, validada na Taça Brasil realizada dia 26/09 na Recra em Ribeirão Preto SP, portanto, RECORDE HOMOLOGADO!
Após quase 2 anos inserido neste novo meio, a Natação Masters, reconheço que é muito gratificante e motivador ter este reconhecimento perante o maior órgão da natação mundial, a FINA.
Fico muito contente e agradeço a todoas as pessoas que me ajudam diariamente nos meus treinamentos e na minha vida!
Um grande abraço a todos
TOMAZINI"
Fonte: Blog do Tomaza
COM 1.200 NA LISTA DE ESPERA, LUIZ LIMA ENSINA CRIANÇAS E ADULTOS A NADAR NO MAR
- É um projeto muito bacana que ensina crianças, como costumo dizer, de 8 a 88 anos a nadar no mar. E o que mais motiva nesse projeto é chegar aqui em Copacabana, olhar todo mundo fazendo alongamento e nadando, e a gente não consegue dizer entre todos esses participantes quem é rico e quem é pobre. Isso é muito bonito – disse Luiz Lima.
Antes de “invadir” a praia de Copacabana, o projeto Natação no Mar fez sua estreia em Rio das Ostras, em 2006. Três anos depois, o maratonista Luiz Lima resolveu trazer a iniciativa da professora de educação física Izabel Thomas para a orla carioca. Mas o sucesso de hoje não é condizente com as dificuldades do início.
- Eu estava preocupado se a gente ia conseguir preencher as vagas. Eu até fui numa escola pública aqui em Copacabana oferecer vaga no projeto para os alunos, e a diretora me recebeu muito mal. Eu fiquei tão decepcionado, que pensei: “Será que vai ter gente para começar o projeto?” Quando montamos a tenda aqui, no dia 7 de abril, em uma hora as 150 vagas foram preenchidas. Eu lamento a posição dessa diretora. Agora, seus alunos poderiam estar aqui nadando.
Para todas as idades
Crianças, adultos e muitos idosos se interessaram pela possibilidade de aprender a nadar no mar. Hoje, cerca de 50% dos alunos do projeto são da terceira idade. A divisão em três níveis (iniciação, aprendizagem e treinamento) possibilitou que mesmo quem não tinha nenhum contato com o mar passasse a nadar e até competir.
- Eu não nadava antes. Eu só tomava banho no estilo cachorrinho, na beirinha, com baldinho. Hoje, eu já fiz uma travessia, em Rio das Ostras. Fui muito bem. Entrei na água meio receosa, mas depois tomei coragem e fui embora – contou a técnica em enfermagem Maria de Fátima Silva, de 50 anos, que entrou no projeto para fugir de uma depressão.
O Natação no Mar soma diversos casos como o de Maria de Fátima. Outra história surpreendente é a do casal formado por Almir Tojal, de 83 anos, e Walda Tojal, de 76. A história de amor de 53 anos se confunde com a paixão pela natação. Mas, não fosse o projeto, dificilmente a dupla estaria até hoje dando suas braçadas tão ativamente.
- Se nós não nadássemos, já teríamos morrido – afirma, taxativa, a esposa do aluno mais velho do projeto.
Mas as crianças também estão todas as terças e quintas, desde as 7h da manhã, encarando o mar ao lado dos idosos. Dentro d’água não há distinção. Thiago Botafogo, de apenas 10 anos, é da mesma turma de Almir Tojal. E engana-se quem pensa que o jovem nadador preferia praticar com um grupo de meninos de sua idade. O mais novo do projeto afirmou “que acha muito legal” nadar com pessoas mais velhas e que fazer natação no mar “é mais divertido” do que na piscina.
"Esporte por esporte"
Luiz Lima não esconde o desejo de encontrar, entre os seus alunos, um grande talento como a campeã da Copa do Mundo 2009, Poliana Okimoto, mas ressalta que este não é o objetivo principal do projeto.
- A gente tem vontade sim de encontrar aqui um grande nadador. Sou do meio competitivo, então vibro com isso. Mas, desde 7 de abril de 2009, descobri o lado mais bonito do esporte que é o “esporte por esporte”. Não é só esporte pela vitória. E isso você encontra aqui.
O próximo objetivo do nadador é aumentar a capacidade do Natação no Mar e, quem sabe, implantá-lo em uma região carente do Rio de Janeiro.
- Eu vou até fazer um pedido. O projeto acontece terça e quinta, de 7 às 10h, com 150 alunos, patrocinado pela Chemtech. Mas eu faço votos que surjam outros parceiros para ter aula de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Atenderia cerca de 800 pessoas. E além de ampliar aqui, sonho em levar esse projeto para o Piscinão de Ramos".
Fonte: Globo Esporte.
Ficha de inscrição para o Mundial Master
A APMN está montando um grupo para competir no evento e fechou uma parceria com uma agência de viagens. O pacote mais barato custa USD2,036.00.
Para ver os detalhes do pacote clique aqui.
Natação Master em Limeira-SP
Pegue aqui a ficha de inscrição.
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Circuito UNAMI
Saiu o calendário do Circuito UNAMI (União dos Nadadores Masters do Interior) que acontece todo ano no interior de SP.
Participam cidades como Campinas, Botucatu, Rio Claro, Ribeirão, Piracicaba, Pirassununga, Mococa, Valinhos, Bauru, Araraquara, entre outras.
Premiação
No dia 05/03 haverá a festa de premiação do ranking de 2009 (pois os 5 primeiros colocados de cada categoria ganham um troféu).
Local: Tênis Clube de Campinas
Valor:R$40,00
Confirmações e informações:Walter(19)3721-6884 e (19)9205-8135
Eu já participei de algumas etapas e achei ótimo.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
E os trajes continuam...
Para ver o resultado da competição clique aqui.
PHOENIX, Arizona, February 15. OLYMPIANS Fred Bousquet and Mark Gangloff set three United States Masters Swimming short course yards national records last weekend at the Auburn Masters Invitational.
With USMS allowing athletes to wear high-tech full-body suits in short course yards competition through May 31, it should come as no surprise that elite swimmers are showing up to Masters meets and producing fast times. Dana Vollmer and Andy Grant set 11 national marks between them at a meet last November.
Bousquet swam a lifetime best of 18.67 in the 50-yard freestyle, shattering Sabir Muhammad's national record of 19.44 in the 25-29 age group. Bousquet's previous best time was the 18.74 he posted in the 50 free prelims of the 2005 NCAA championships, where he became the first man to break the 19-second barrier. It is the fourth-fastest swim in history, behind the 18.47 by Cesar Cielo and matching 18.52s by Cielo and Matt Targett. Even if Bousquet had eclipsed Cielo's U.S. Open record, it would not have been ratified, as Bousquet swam in a suit no longer allowed in USA Swimming competitions.
Gangloff posted two USMS national records at the meet, swimming a 48.27 in the 100 IM and a 52.47 in the 100 breast. The 100 IM bests the record of 48.82 set in 2008 by William Liscinsky, and his 100 breast time was faster than Gary Marshall's 54.30, set last year. Gangloff was just a shade off his lifetime best of 52.13, set at the U.S. nationals in 2008.
domingo, 14 de fevereiro de 2010
LEMBRANÇAS DO MOACYR REBELLO DOS SANTOS
Muitos desses esportistas não se viam há mais de 40/50 anos. Eu conhecia o Moacyr Rebello dos Santos de longa data, da década de 50, quando nadavamos numa equipe muito forte no Clube Internacional de Regatas de Santos. Na segunda metade da década conseguimos ser campeões Santistas, Paulistas e Brasileiros, fato raro para equipes de fora das grandes capitais.
O Moacyr se destacava entre nós por varias carateristicas. Uma delas era a de nadar todas as provas. Imaginem um nadador que nadava 800, 400,200, 100 metros livre, 100 e 200 costas, 100 e 200 nado de peito e ainda 100 e 200 nado borboleta. E nadava ainda muito bem as travessias. Ele tinha uma forma física invejável e qualquer prova que entrasse tinha-se que ficar de olho nele porque ele vinha para disputar a prova. Outra característica do MOA era o alheiamento à disciplina, regras ou ao treinamento muito rígido. Era um bom rapaz, mas seu comportamento era imprevisível.
Nos últimos 20 anos eu me encontrava todo ano com ele nos encontros que tradicionalmente reune os ex nadadores do Clube Internacional de Regatas no fim de ano na Ilha Porchat ou no Guaruja.
Como ele, também, nadou pelo E.C. Pinheiros na década de 60, convidei-o para vir ao nosso encontro em São Paulo, e ofereci para ele ficar na minha residência.
Ainda emocionados com o evento, onde pudemos rever a maioria de nossos amigos de equipe do passado, fomos para casa e pudemos bater um longo papo. Do seu entusiasmo de rever os amigos nasceu a idéia de se fazer um encontro dos nadadores santistas dos anos 50 e 60. Ele aproveitariae convidaria, também, os seus amigos que com ele nadaram os campeonatos sulamericanos e panamericano. Ele imaginava vendo todos eles reunidos e se prontificou a coordenar o trabalho. E eu me propus a ajudá-lo.
No dia 18 de Dezembro na nossa reunião anual do grupo do INTER, no Guaruja, ele começou a me listar os nomes dos nadadores que lembrava e que queria ver no encontro.
Eu deveria fazer uma planilha para ele. Teríamos 10 meses para identificar e localizar os que faltavam.
O Moacyr me contou ainda como, quando criança, talvez com 11 ou 12 anos, pulava o muro do Clube Saldanha da Gama, na Ponta da Praia, em Santos, para ir nadar escondido na piscina do clube, até que um dia o pegaram. Quando os seguranças iam levando ele para a rua, o técnico pediu para falar com ele e quis saber se ele sabia nadar.
O Moacyr então nadou 20 metros na piscina e o técnico gostou. Convidou ele então para treinar regularmente no clube e competir.
Dessa forma não precisaria mais pular o muro.
Nesse ano o Moacyr participou do campeonato infantil da Liga Santista de Esportes Aquaticos e ganhou as provas que nadou.
Se não me engano esse técnico era o Prof. Euny que foi técnico de grandes nadadores santistas inclusive do nadador Haroldo de Melo Lara que competiu nas Olimpiadas.
São muitas as histórias que envolvem o esportista Moacyr Rebello dos Santos, na natação nacional e internacional, Jogos Abertos, Jogos Militares, travessias, atletismo, voleibol e eu vou contar aqui uma delas com mais detalhes. Historia essa cpnfirmada por ele mesmo durante o nosso longo papo.
Por volta de 1964 ele treinava em Santos e nadava pelo E.C. Pinheiros. O técnico do ECP era o Bruno Bucchi que conhecia bem a fama do Moacyr e ficava com um pé atrás com ele, principalmente com relação ao treinamento em Santos, sua real performance e também com as traquinagens que ele aprontava. Mesmo assim o convocou para integrar a equipe que ia disputar o Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro - RJ.
A prova que o Moacyr ia nadar era à tarde, às 14:00, os 100 metros borboleta. Me contou ele que decidiudar um pulo na praia na parte da manhã e lá nadou, jogou futebol, bateu papo com umas meninas, comeu coisas nas barracas e perdeu a noção da hora. Quando viu já era 13:30.
Saiu correndo, pegou um taxi e chegou na piscina quando os nadadores já estavam se preparando para prova. O técnico Bruno estava furioso. Soltava uma bronca pesada e ameaçava não mais convocá-lo para a equipe. Ia romper com ele definitivamente.
A prova ia ser muito disputada devido ao confronto de nadadores de borboleta famosos como Luiz Ricardo Simi, Daltely Guimarães, e se não me engano também o Roberto Pavel.
Logo em seguida chamaram a série principal e lá foi o Moacyr sem fazer aquecimento, sem preparação nenhuma. Ele subiu na baliza ainda cheio de areia da praia. Dada a largada o Moacyr saiu bem e conseguiu virar nos 50 um pouco atrás do primeiro
grupo.
Mas logo em seguida começou a notar que estava se sentindo muito bem. Decidiu então começar a forçar e nos últimos 10 metros conseguiu emparelhar com o grupo que liderava a prova. Acabou vencendo por batida de mão.
Ninguém acreditava no que tinha ocorrido.
Olhou para o Bruno e ele ria. Conhecendo o Bruno, ele deve dito para o pessoal : "Só o Moacyr mesmo.. esse moleque ainda me mata do coração".
Histórias como essa existem dezenas e dezenas do nosso querido amigo Moacyr. Talvez seus amigos resolvam contar com suas palavras outras aventuras dele. Alguem recentemente disse que as histórias são tantas que daria para escrever um livro.
Termino esta narrativa com um texto que o MOA deixou na sua pagina no Orkut, que esta online ainda hoje.
"SOU SIMPLES, GOSTO DAS COISAS BELAS DA VIDA COMO
NADAR, QUE FOI O MOTIVO DE MINHA SOBREVIVÊNCIA E
ONDE VIVI A MINHA ETERNIDADE. JÁ FUI AGITADO MAS
HOJE QUERO PAZ , NO MEU CANTINHO AQUI NA MINHA
BORA-DORA."
E buscando a paz, no dia 21 de janeiro, lá se foi o nosso amigo .. faleceu dormindo.
Tenho certeza que o nosso MOA, pelo saldo dos prós e contras da sua vida, tem o seu lugar garantido no céu.
Mas peço aos amigos para fazerem uma prece. Não para o MOA, mas para São Pedro, porque ele vai necessitar de
muita paciência com o MOA por lá. Ele vai aprontar muitas e boas, com certeza.
Grande abraço
Texto: Osmar Baptista Silva
Colaboração: Jorge Naslauski e Ronald Monteiro
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Nova equipe de Natação Master
Os treinos são realizados todos os dias, de segunda a sexta às 19h e aos sábados às 7h.
Com treinos personalizados, sempre dando atenção especial a maior necessidade de cada nadador, com muita ênfase em técnicas e focando competições da categoria.
A AABB fica na Avenida Ana Costa, 442 - Gonzaga - Santos/SP - Tel.: (13) 3289-4334.
Se quiser fazer parte da equipe entre em contato com o blog.natacaomaster@gmail.com que lhe passaremos maiores informações.
Alimentação para Atletas
Quanto mais o atleta conhecer a respeito dos nutrientes e seus benefícios para com o organismo, associado ainda a atividade física, melhor ele poderá conduzir a escolha dos alimentos que farão parte da sua alimentação diária.
Para os atletas o principal objetivo em ter uma alimentação adequada consiste em: Proporcionar quantidades ideais de energia ao corpo.
Os alimentos ricos em Carboidratos como: cereais, massas, pães, batata e mandioca, arroz e frutas; fornecem a principal fonte de energia para o organismo.
Os alimentos ricos em Proteínas como as carnes, o leite e seus derivados (queijos e iogurtes) e os ovos; promovem o reparo e a construção dos tecidos durante processos catabólicos e anabólicos.
As frutas e verduras são fontes de Vitaminas e Minerais, que desempenham papéis importantes facilitando a transferência de energia e a síntese dos tecidos, além de serem anti-oxidantes previnindo o envelhecimento das células.
Estes são os 3 principais grupos, conhecidos como Energéticos, Construtores e Reguladores, e cada refeição deve conter um ou mais alimentos desses grupos gerando assim um equilíbrio nutricional.
Dependendo da intensidade, duração e do tipo de exercício, pessoas que praticam atividades físicas podem ter uma necessidade de nutrientes diferenciada.
Abaixo seguem alguns ítens que devem ser levados em consideração:
- Comer uma ampla variedade de alimentos é muito importante, pois nenhum alimento pode oferecer todos os nutrientes necessários.
- Uma dieta com alto teor de Carboidratos complexos e baixo teor de gordura beneficia o atleta.
- O consumo de Carboidratos antes e durante atividades de longa duração mantém o estoque adequado de glicogênio (energia armazenada).
- Atletas de força precisam de quantidades ideais de Proteínas, que pode variar de 1,0g/Kg peso/dia a até 2,0 ou 2,5g/Kg peso/dia dependendo da intensidade dos exercícios.
- Atletas de endurance também têm a necessidade de Carboidratos e Proteínas elevadas.
- Deve-se ingerir água até em média 2 horas de exercício, se este se estender a hidratação com o consumo de soluções isotônicas torna-se mais eficiente.
- Vitaminas C, E, A e do complexo B e Minerais como potássio, sódio, ferro, zinco devem ser bastante consumidos por praticantes de atividade física.
- Óleos e gorduras em geral, também são importantes para o organismo fornecendo energia, mas devem ser consumidos moderadamente.
Para atletas a finalidade da refeição que precede uma competição compreende 5 fatores básicos:
- Maximizar os depósitos de glicogênio,
- Minimizar a digestão durante a competição,
- Evitar a fome,
- Fornecer fluidos,
- Evitar o desconforto gástrico.
Os alimentos conseguem suprir as necessidades de nutrientes mas, dependendo da necessidade calórica ou mesmo da disponibilidade em fazer todas as refeições de forma adequada, muitos atletas recorrem aos suplementos alimentares, que oferecem boas alternativas para se alimentar bem de forma prática e saudável.
FONTE: www.saudenainternet.com.br
Travessia noturna de Bombinhas
Local: Praia de Bombinhas
Data: 20/02/2010
Hora: 19:30:00
Endereço: Praia de Bombinhas - Frente ao Restaurante Nico
Cidade: Bombinhas
Estado: Santa Catarina
Inscrições até dia 19 de fevereiro.
Saiba mais no Clube do Nadador
ENTREGA DOS PREMIOS CIRCUITO DE MARATONAS AQUÁTICAS/2009
MARATONAS AQUÁTICAS/2010 - “ANO 12”
PROCEDIMENTOS
- Reservas através do tel.(13)977767933 ou via e-mail: - faria.enio@gmail.com
Obs. A capacidade do Teatro Guarany é de 300 pessoas sentadas, o que será rigorosamente observado.
-Solenidade: 20 de fevereiro de 2010 – 17:00 h.-
-Teatro Guarany - Praça dos Andradas s/nº - Santos.
-Traje: Autoridades e Atletas Premiados; Esporte Fino(Cavalheiros); Longo(Damas).
Não será permitido acesso a solenidade trajando bermuda, jeans ou tênis, mesmo para os acompanhantes.
Valôres:
Atleta Premiado: R$ 35,00
Acompanhantes: R$ 45,00
Programa:
- Abertura
– Composição da Mesa
– Ilustração e Orientação quanto à solenidade
- Entregas dos Prêmios Circuito 2009
– Atração
– Lançamento do Circuito 2010
– Atração
– Coquetel.
Brasileiro Masters de Maratonas Aquáticas 2010
Maiores informações em www.luarsa.com.br
Detalhes do novo suit da TYR
The box looks very intimidating in all black with red sides and TYR logo. It has two Velcro tabs that unfold to reveal the suit
Construction and compression put the "C" in "C-Series." Here is a close up of the stitching across the front of the Female Aeroback Short John.
There is no grippy material on the inside hem of the leg. Quadruple stitching from the body continues down the leg. FINA approval barcode (shown in insert) is on left rear hip.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Caixeiros Viajantes é campeão dos Jogos de Verão SESC da terceira idade
O Caixeiros Viajantes foi representado pelos atletas Francismar Siviero, José Antonio Caurio, Jair Albuquerque, Maria Eduarda Macedo, Rosa Helena, Cinthia Momo, Catia Monser, Daniel Holthausen, Fatima Holthausen e Juarez Castagnino Dora. A presença em torneios como este é importante, pois os atletas podem se focar na preparação para outros campeonatos.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
TAXA DE ANUIDADE ABMN 2010
"Prezados sócios.
Comunicamos que o valor da anuidade da ABMN para 2010 será de R$ 95,00 (noventa e cinco reais). Para os pagamentos efetuados até 31/03/2010 deverá ser aplicado um abatimento de R$ 5,00 (cinco reais), ficando a anuidade em R$ 90,00 (noventa reais).
A ABMN estará enviando aos seus sócios, via e-mail, no mês de fevereiro/2010, o boleto bancário, para pagamento em qualquer agência da rede bancária. O assunto é Anuidade ABMN 2010 e tem o bloqueto.digital@itau.com.br, como remetente.
Caso o Bloqueador de Pops-ups esteja ativado em seu computador, desative-o para acessar o site do Banco Itaú.
Para os sócios que não tem seu e-mail registrado na ABMN, o envio será via correio, pelo Banco Itaú.
Caso você não receba o boleto nesse período, por favor, entre em contato com a Secretaria da ABMN, quer por e-mail, quer por telefone, para as providências em tempo hábil.
Os sócios que quiserem ter acesso ao Informativo da ABMN de forma mais ágil e rápida, poderão optar pelo recebimento por e-mail. No formulário de inscrição do 47° Campeonato Brasileiro há esta opção de escolha. Os que por diversos motivos não poderão participar da competição, mas que desejam receber via e-mail seu exemplar, poderão fazer a solicitação por e-mail à ABMN.
Agradecemos a atenção, desejando a todos os melhores votos de um Feliz 2010.
Atenciosamente
Carlos Roberto Silva
Presidente da ABMN
SECRETARIA ABMN
Telefax: (21) 2532-5948"
E-mail: abmn@abmn.org.br
Fonte: www.abmn.org.br
Calendário Pernambucano de Natação Master
Clique aqui para conferir o Calendário da ANMPE.
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Bebês também podem praticar atividade física
Para os educadores físicos, a natação seria a prática mais adequada. Isso porque, desde a gestação os bebês já estão acostumados ao contato como o meio líquido e os próprios movimentos dentro da barriga da mãe se assemelhariam muito aos que fazem dentro d’água ao nadar ou boiar.
O ideal é que as aulas sejam feitas por crianças de até três anos de idade, sempre em companhia do professor de natação, mas com um diferencial importante: os pais, ou pelo menos o pai ou a mãe, devem estar presentes.
Isso vai ajudar a criança a perder o medo, tornando a piscina um local prazeroso e lúdico. Isto também melhoraria o estímulo da inteligência emocional das crianças,devido ao contato com a água na presença dos pais.
A natação nesta idade proporciona diversos benefícios para as crianças, como a melhora da coordenação motora, cria condições para que ela perceba melhor as noções de espaço e tempo, deixa o bebê mais seguro e autoconfiante, estimula o apetite, aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular, torna o sono mais fácil e tranqüilo e previne o aparecimento de doenças das vias respiratórias.
Fonte: Abril
Clube Português favorito no Torneio da Amizade
Neste sábado (6), às 8h30 tem início a Competição de Abertura do calendário 2010 da Associação dos Nadadores Masters de Pernambuco (ANMPE). Participam do torneio a equipe do Clube Português, Sport, Náutico, SESI, SESC, Sest/Senat, Academia R2, Acqua Vida Center e Santos Dumont. As provas ocorrem na piscina da academia R2, em Boa Viagem.
O grande favorito ao título este ano é o Clube Portguês. Líder isolado no ranking estadual há 156 meses, é detentor dos títulos dos últimos 13 campeonatos.
“Estamos com um grupo muito forte e que começou a treinar no início do ano. Esperamos fazer um bom trabalho e conquistar mais esse título para o clube”, informou o técnico Domingos Sávio.
Fonte: PE360graus
Novidade em primeira mão
Torneio da Amizade sera realizado neste sábado em PE
A competição vale pontos para os rankings individual e por equipe. As outras são as cinco etapas do Circuito Pernambucano e os estaduais em piscinas longa e curta. O atual campeão é o Clube Português, com a Aquavida/Atual em segundo e a Academia R2 em terceiro.
Participam do torneio clubes da Região Metropolitana e interior: Aquática Siqueira, Clube Náutico Capibaribe, H2O Sports, Clube Alemão, Sport, Eu Master, AESGA Garanhuns, Clube dos Oficiais da Polícia Militar e Sesc Piedade. O Torneio da Amizade é organizado pela Associação dos Nadadores Masters de Pernambuco (ANMPE).
Fonte: JC Online
47 Campeonato Brasileiro de Natação Master
As inscrições vão até 19 de março.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Alpinista e nadador...
O empresário curitibano Joel Kriger superou seus pró¬¬prios limites neste iní¬¬cio de ano. Aos 56 anos, ele comemora a bem-sucedida incursão ao Acon¬¬cágua, a maior montanha das Amé¬-ricas, na Cordilheira dos Andes, de onde acaba de voltar. Acompanhado de amigos, também atletas, Kriger conta que a maior dificuldade foi a aclima¬¬tação à altitude, pois eles chegaram aos 6.952 metros em apenas sete dias de ex¬¬pedição. A escalada rumo ao cume foi concluída em 8 horas e 10 minutos. Para chegar lá, haja dedicação e empenho: todos os dias, religiosamente, ele treina durante três horas nas piscinas da academia Gustavo Borges.
Kriger já quebrou recordes sul-americanos de natação na categoria master.
http://www.gazetadopovo.com.br/colunistas/conteudo.phtml?tl=1&id=969964&tit=Claquete-1
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Será?
Spray-on Liquid Glass Is The Transparent, Non-Toxic, Waterproofing, Stain-proofing, Sterilizing, Breathable, Flexible, Nanotech Wonder Product!
An article on PhysOrg.com (found via @DotSauce) reports that the invention of a liquid-glass spray is the most important nanotechnology breakthrough to date! According to the summary on PhysOrg.com, the liquid glass spray "is transparent, non-toxic, and can protect virtually any surface against almost any damage from hazards such as water, UV radiation, dirt, heat, and bacterial infections" (source). It is breathable, flexible, and only around 100 nanometers thick (15-30 molecules).
Liquid glass (officially known as “SiO2 ultra-thin layering”) is almost pure silicon dioxide mixed with either ethanol or water. It bonds to almost any surface, lasts up to a year, and is almost undetectable.
Some proposed applications include coating surfaces for easy cleaning (surfaces can be sterilized by simply rinsing with water), providing anti-bacterial protection to surgical instruments and implants, stain-proofing clothes, graffiti-proofing and weather-proofing monuments and gravestones, protecting grapevines from fungus, and helping seeds germinate faster.
What would happen if you put liquid glass on your whole body? Would your skin be waterproof and bacteria proof?
Could you spray it in your eyes and make extremely low profile goggles out of just a few layers of silicon dioxide molecules??
How can liquid glass be both breathable and waterproof at the same time?
Fonte: http://www.kastawayblog.com/
Despesa de R$ 300 mil por mês e nenhum uso. É o Maria Lenk
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) assumiu a administração do Parque Aquático Maria Lenk e do Velódromo em março de 2008, no mesmo complexo - cujo custo total de construção foi de R$ 100 milhões -, depois de um acordo com a Prefeitura do Rio, que queria se livrar do "elefante branco", que lhe gerava gasto de R$ 5 milhões anuais de manutenção.
O COB garante estar agindo para pôr o Maria Lenk em plena atividade. De acordo com o comitê, o complexo esportivo que engloba o parque aquático e o velódromo receberá investimentos de R$ 24,4 milhões para a implementação de estruturas que pretendem alçar os atletas a uma nova era. Trata-se do Laboratório Olímpico e o Centro Olímpico de Desenvolvimento de Talentos (CODT) - promessa do COB desde que assumiu os equipamentos.
Na assinatura do acordo de cessão - com prazo de 20 anos -, garantia o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, que o Maria Lenk seria a sede de um centro de desenvolvimento dos esportes aquáticos. "Não podemos adiantar mais detalhes, pois vamos contratar consultorias internacionais especializadas para traçar um plano de gestão profissional do Maria Lenk. O que será feito o mais rapidamente possível", disse à ocasião o dirigente, também presidente do Comitê Organizador da Olimpíada de 2016.
Mais de 22 meses não foram suficientes para a conclusão e execução do plano. O Maria Lenk continua ocioso praticamente o ano todo. Neste momento, a seleção russa de nado sincronizado realiza um período de 15 dias de treinos no Maria Lenk, até porque o local, que deveria estar cheio de adolescentes, costuma ver suas dependências desabitadas. O COB diz gastar R$ 300 mil mensais para a manutenção do Maria Lenk e do Velódromo. Os custos são cobertos por recursos da Lei Agnelo Piva. Mas um levantamento feito pelo Estado, também no início de 2008, junto à Prefeitura, apontava que apenas o Maria Lenk consumia R$ 360 mil por mês e o Velódromo, outros R$ 80 mil mensais.
O COB informou, por meio da assessoria de imprensa, que o projeto do CODT já foi "aprovado pelo Ministério do Esporte, e está em fase de captação de recursos, por meio da Lei de Incentivos Fiscais", mas não estipula prazos para início das intervenções.
Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esportes do COB, respondeu por e-mail: "É importante perceber que um projeto desse porte não pode ser feito de forma precipitada. O COB está criando um centro baseado nas melhores escolas internacionais. O CODT e o Laboratório Olímpico serão estabelecidos em alto padrão de excelência, para mensurar e apoiar com precisão o trabalho que deve ser realizado a cada ano na detecção e na preparação dos atletas brasileiros."
O COB informou também que em 2009 foram disputados no parque aquático o Troféu Maria Lenk, de 4 a 10 de maio, e o Campeonato Mundial Paraolímpico de piscina curta, de 22 a 26 de outubro. O que corresponde a 12 dias de utilização em todo o ano. Ainda segundo o COB, o calendário para este ano não foi fechado e a única competição prevista era o mesmo Troféu Maria Lenk. Mas o site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) lista que a competição deste ano será realizada em Santos, entre os dias 4 e 9 de maio. Alertada pela reportagem, a assessoria do COB reconheceu o erro e confirmou que o torneio será mesmo realizado na Baixada Santista, o que deixa o parque sem nenhuma competição.
"A Barra da Tijuca é uma área que oferece muito pouco para as crianças iniciarem uma prática esportiva", comenta Sônia Hercowitz, supervisora de nado sincronizado da CBDA, referindo-se ao bairro que foi o coração dos Pan e será o centro nervoso dos Jogos Olímpicos. "É um pouco fora de mão. Por isso, preferimos continuar treinando no Júlio Delamare (no Maracanã). É mais fácil para as meninas, que também podem treinar a parte física nas academias próximas, pois o Maria Lenk não tem uma sala de musculação." Problema que deve ser solucionado quando as novas estruturas forem concluídas. A questão é saber quanto tempo tudo isso vai levar.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Calendário APMN para 2010
27 - sab Torneio Inicio São Paulo -FORMULA ACADEMIA
28 - dom Torneio Inicio São Paulo-FORMULA ACADEMIA
Março
13 - sáb 1a. Etapa - Circuito Máster APMN/Interior
14 - dom 1a. Etapa - Circuito Máster APMN/Capital
27 - sáb Paulista de piscina longa de outono
Abril
17-sab 2a. Etapa - Circuito Máster APMN/Capital- Interior
22 -qui 47° Campeonato Brasileiro Masters de Natação Rio de Janeiro/RJ
23 - sex 47° Campeonato Brasileiro Masters de Natação Rio de Janeiro/RJ
24- sab 47° Campeonato Brasileiro Masters de Natação Rio de Janeiro/RJ
25 - dom 47° Campeonato Brasileiro Masters de Natação Rio de Janeiro/RJ
Maio
4,5,6,7,8 e 9 Troféu Maria Lenk
9 - dom DIA DAS MÃES
15 - sáb Paulista Máster - Curta de outono
16 - dom Paulista Máster - Curta de outono
Junho
5 - sáb XV Torneio Aberto Brasil Máster - ABMN
6 - dom XV Torneio Aberto Brasil Máster - ABMN
26 - sáb 3a. Etapa - Circuito Máster APMN/Capital
206 - sáb 3a. Etapa - Circuito Máster APMN/Interior
Julho
28 a 7/8 Mundial de Master suécia
Agosto
21 - sáb Paulista Máster - Curta Inverno
Setembro
4 - sáb 4a. Etapa - Circuito Máster APMN/Capital
7 a 12 Trofeu Jose Finkel
18 - sáb XVI Copa Máster de Natação - ABMN Londrina/PR
19 - dom XVI Copa Máster de Natação - ABMN Londrina/PR
Outubro
17 - sáb CAMPEONATO PAULISTA DE MASTERS FAP -paulista longa primavera
21 a 24 Daltely guimarães
30 a 2 nov 48° Campeonato Brasileiro Masters de Natação
Novembro
1 - seg - dom 48° Campeonato Brasileiro Masters de Natação
2 -ter (Finados) 48° Campeonato Brasileiro Masters de Natação
Dezembro
4 - sáb 5a. Etapa - Circuito Máster APMN/Interior
5 - dom 5a. Etapa - Circuito Máster APMN/Capital
ATENÇÃO- ALGUMAS DATAS ESTAO SUJEITAS A MUDANÇAS DEPENDENDO DOS LOCAIS SEDE