quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

AMIGOS SE DIVERTEM NADANDO E COMPETINDO

Já é sabido que a natação é o esporte mais completo em termos de movimentação de músculos e articulações. Talvez por isso, nadar seja a atividade preferida nos finais de tarde de um grupo de empresários, executivos e profissionais liberais de Londrina, que viaja o Brasil e o mundo participando de campeonatos na categoria másters.

Um dos mais entusiasmados é o diretor superintendente do Catuaí Shopping Center, Sílvio Carvalho Neto. Aos 47 anos, conheceu o esporte aos 8 e praticou até aproximadamente 19 anos. Devido aos compromissos profissionais, ficou mais de 20 anos fora das piscinas, mas há seis voltou a se exercitar dentro da água.

Neto faz parte do grupo de londrinenses que possuem entre 25 e 80 anos e formam o Unimed/Londrina Másters. Eles treinam diariamente na Arel, Londrina Country Clube e Academia Gustavo Borges. O intuito primaz dessa turma é lazer, bem-estar e saúde, mas a possibilidade de viajar e disputar torneios funciona como combustível para manter as atividades em dia.

´´Mesmo com a idade chegando nós não perdemos o espírito competitivo. É gostoso, porque é uma cenorinha que faz você treinar. Também é de certa forma uma aferição do que foi feito durante um determinado período. Melhorar seu tempo é um prazer. Ganhar do outro é um negócio bacana. É para quem tem garra e gosta de competir´´, analisa Neto, especialista em nado peito.

E para quem pensa que essa turma fica só no lazer e no combate ao estresse, medalhas em torneios nacionais e mundiais ajudam a completar a atividade. O diretor do Catuaí, por exemplo, faturou dois ouros, uma prata e um bronze no último Campeonato Brasileiro de Másters, em Recife, no final de 2009. Também contam no currículo participações em mundiais, como em São Francisco, na Califórnia, em 2008.

Também com raia cativa nesta turma está a arquiteta Elisabeth Fukuda Kakizuki, que desde os oito anos conheceu a natação como forma de amenizar os efeitos da bronquite e nunca mais parou. Betinha, como é chamado pelos amigos, acredita que por conta da cansativa rotina e do alto volume de trabalho a prática da natação é um momento de lazer indispensável. ´´Só de estar todo mundo junto já vale à pena´´, resume.

Com muitos títulos conquistados em 32 anos de piscina, Betinha nada principalmente nas modalidades medley e peito. Recentemente, representou com outros oito colegas o Paraná no Campeonato Brasileiro, em Recife, e já foi campeão Pan-Americana em outras épocas.

Mas em meio a tantas vitórias, afinal, nomes conhecidos como o do veterano Floriano Yabe, de Silvana Schimiti, entre outros, que já faturaram muitos títulos no circuito máster, integram a equipe, ela cita a confraternização como a principal característica do grupo. ´´Acaba virando uma segunda família. Tenho minha casa, mas aqui estão pessoas que se conhecem há muito tempo. Aqui é o meu segundo lar´´, finaliza.

http://swim.com.br/noticias.php?id=47969

Nenhum comentário: