Defensores da prática de atividade física por crianças com menos de cinco anos de idade acreditam que a realização de exercícios nos primeiros anos da infância é fundamental para a coordenação motora, mental e emocional dos bebês.
Para os educadores físicos, a natação seria a prática mais adequada. Isso porque, desde a gestação os bebês já estão acostumados ao contato como o meio líquido e os próprios movimentos dentro da barriga da mãe se assemelhariam muito aos que fazem dentro d’água ao nadar ou boiar.
O ideal é que as aulas sejam feitas por crianças de até três anos de idade, sempre em companhia do professor de natação, mas com um diferencial importante: os pais, ou pelo menos o pai ou a mãe, devem estar presentes.
Isso vai ajudar a criança a perder o medo, tornando a piscina um local prazeroso e lúdico. Isto também melhoraria o estímulo da inteligência emocional das crianças,devido ao contato com a água na presença dos pais.
A natação nesta idade proporciona diversos benefícios para as crianças, como a melhora da coordenação motora, cria condições para que ela perceba melhor as noções de espaço e tempo, deixa o bebê mais seguro e autoconfiante, estimula o apetite, aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular, torna o sono mais fácil e tranqüilo e previne o aparecimento de doenças das vias respiratórias.
Fonte: Abril
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário