sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O PAPEL DOS CARBOIDRATOS NO TREINAMENTO

O potencial de um nadador é estabelecido pelo seu código genético e realizado por meio de um programa de treinamento adequado.Uma boa nutrição é o elemento que pode tornar possível essa realização ou impedir que ela aconteça (Maglisho, 2003) Quando ingerimos alimentos, nosso corpo metaboliza-os (absorve) e os transforma em energia.
Uma parte dessa energia mantém nosso corpo vivo e outra parte é estocada na forma de glicogênio, triglicerídeos e proteínas (Mc Ardle et AL., 1999) Todos esses estoques podem se converter em ATP (Adenosina Trifosfato), que é a única molécula que o músculo aceita para se contrair (Guyton, 1993) Quando estamos treinando, nossas fibras musculares utilizam essas substâncias e dão uma maior preferência ao glicogênio porque é aquele que melhor fornece energia (mais rapidamente). O glicogênio é encontrado no músculo e na glândula hepática (fígado). Quanto mais intenso e prolongado for o treinamento, maior será a depleção dos estoques de glicogênio e se a requisição por esse nutriente sobrepuser o fornecimento, o desempenho do nadador será comprometida. Isto é, quando as reservas de glicogênio estiverem inadequadas (ingesta insuficiente de carboidratos), os músculos devem contar com os triglicerídeos (gorduras) e as proteínas nelas armazenadas.
Isso irá gerar um maior tempo para obtenção de energia dessas fontes, o que torna impossível a manutenção da mesma velocidade dos nados nos treinos. É claro que você ouviu alguém dizendo: "Vou dar uma corridinha para queimar minhas gordurinhas", pelo fato de a gordura oferecer energia mais particularmente em baixas e médias intensidades. A ingesta adequada de carboidratos antes (pré-treino), durante e depois (pós-treino) que a maioria dos técnicos e nutricionistas recomendam, é a base sólida para um bom desempenho, não somente nos treinos, mas também em competições.
Durante os treinamentos, dê preferência à ingestão de carboidratos na forma liquida (gatorade, carb-up, maltodextrina e etc.) pelo fato de ir diretamente para a corrente sanguínea e ser rapidamente metabolizado. Portanto nadadores lembrem-se, carboidratos antes, durante e após os treinamentos. BomVôo... !

Joel Moraes Santos Junior

Graduado em Educação Física e Esportes – UNISANTA
Pós-graduado em Fisiologia do Exercício – UNIFESP
Mestrando em Estudos do Esporte – USP
Docente das cadeiras de Pedagogia da Natação e Cinesiologia da Faculdade de Educação Física e Esportes – UNISANTA
Preparador Físico da equipe de Natação da UNISANTA e ex-recordista Sulamericano de Natação
Técnico da Equipe de Natação Master da AABB Santos/SP

2 comentários:

Anônimo disse...

òtimo!

Anônimo disse...

Interessante. A maioria de nós pensa (e faz) de forma totalmente errada então...