terça-feira, 16 de março de 2010

Deixa de molecagem Moacir!

Segue uma contribuição de Paulo Madeira para O Blog do Nadador Master...

"Li com emoção o relato aqui publicado a respeito  do nadador santista Moacir dos Santos , que foi um expoente da natação brasileira nos anos 60. Eu conhecia bem o seu currículo de bom nadador muito embora ele não tenha jamais ouvido falar a meu respeito.

No início da década de 1960 eu treinava e competia como nadador infanto juvenil no Fluminense no Rio. Apaixonado pela natação , nunca me aproximei ,quanto ao  desempenho  , das estrelas do clube   naquela época  como ,  Daltely Guimarães, Alvaro Pires, Newton Thuin , Maurício Formosinho e o indestrutível Luis Ricardo Simi.Naquela época eu tinha por hábito recortar e colar em álbuns fotos e artigos narrando os feitos  dos grandes nadadores e nadadoras ( poucas) , que então  brilhavam nas piscinas do  Brasil , no que muito contribuíu a profícua imprensa especializada  em assuntos da Natação daqueles tempos, encimada por articulistas notáveis como Júlio de Lamare, Maurício Beckenn e Ricardo Serran, jornalistas que,  segundo penso ,  se igualavam a mim  no amor pela Natação.

Eu ia muito a piscina do Guanabara que fica em Botafogo assistir a tentativas de quebras de recorde e competições em geral. A água da piscina era meio doce e meio salgada, o que facilitou – segundo dizem – a quebra de recordes mundiais como o dos 100 m nado livre , recorde de Manoel dos Santos  e  100 m borboleta, recorde do argentino Luis Nicolau.Pois foi na piscina do Guanabara que assisti  Moacir dos Santos concorrendo   numa seletiva para escolha do nadador que iria representar o Brasil num torneio internacional –acho que era o Campeonato Sul Americano de Antofagasta. Lembro-me bem que ao lado da raia de Moacir estava competindo Daltely Guimarães que disse com as exatas palavras que até hoje me lembro muito bem: "deixa de molecagem Moacir !".
Daltely referia-se ao fato de Moacir já ter "queimado" a saída pela segunda vez, por pura diversão.

Queria deixar registrado aqui o lado brincalhão desse grande nadador."

paulo.madeira@unisul.br

Nenhum comentário: