quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

SALVADORA PENNA: RECORDISTA DE 50 A 1500M LIVRE

Pedro de Figueiredo
Nas competições masters, uma figura está sempre presente: Salvadora Penna. Muitos podem não conhecer seu nome, mas seus tempos estão para a história. Em 2009, Salvadora foi a única nadadora a ter os recordes sul-americanos de todas as provas de livre entre 50 e 1500 metros em piscinas curta e longa. O único destes que ela não detém é o recorde de 1500m livre em piscina curta por um motivo simples: esta prova não foi disputada em piscina curta durante a temporada 2009 nem em competições nacionais nem internacionais. No Campeonato Estadual Masters de Verão 2009, a atleta bateu seu último recorde do ano nos 400m livre: 6’34”53.

“Cada recorde que eu bato é um prêmio para mim e para a qualidade de vida que eu escolhi. Meu técnico, Cláudio Barros, e meu marido são meus maiores torcedores” – contou a master.

Salvadora nada pelo CR Flamengo e está na classe 70+. Quando jovem nadou entre 12 e 16 anos, retornando às piscinas 40 anos depois. Apesar de longe das águas, a atleta nunca deixou de se exercitar: “Eu parei de nadar, mas nunca deixei de fazer esportes. Por isso, quando eu voltei, me senti bem” – disse a atleta.

A atleta master está no Top 10 da FINA e sabe todos seus recordes de cabeça. Já seu marido, após tantos recordes, não consegue lembrar quais a esposa detém: “Se você me perguntar o RG dela ou o CPF, eu sei. Mas os recordes, é difícil de lembrar” – explicou o esposo.

Como conseguir esse sucesso? Salvadora treina de segunda a sexta das 5:30 até às 7, nadando cerca de 3500 metros. Ela faz também musculação e yoga, para melhorar a parte física e superar a ansiedade.

Para ela, a alimentação é fundamental: “A alimentação é essencial para os resultados. De 2008 para cá, eu perdi 10kg. Acredito que esse acompanhamento tenha sido muito importante para os resultados” – explicou a atleta. Ela revela o segredo da sua dieta: “Como muita verdura e muitos legumes, além de muito peixe. Carne vermelha só às vezes” – contou.

Os ídolos da atleta são os campeoníssimos Gastão Figueiredo e Maria Lenk. Ela diz que se inspira na campeã: “Ela morreu na piscina e eu também gostaria de morrer assim. Ela para mim é um exemplo. E a natação representa a minha vida” – resumiu.

Para seu técnico, Cláudio Barros, Salvadora é um exemplo. “É uma honra treinar a Salvadora. Ela é um exemplo para mim e para os demais atletas” – disse.

Em 2010, Salvadora pretende melhorar ainda mais os resultados. Quem sabe todos os recordes mundiais de 50 a 1500 livre? Boa sorte, campeã!

http://www.aquatica.org.br/site/interno.aspx?sidModalidade=633371385185625000&sidTipoTexto=633377342279062500&sIdTexto=634024394048125000

Nenhum comentário: