quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

COM 1.200 NA LISTA DE ESPERA, LUIZ LIMA ENSINA CRIANÇAS E ADULTOS A NADAR NO MAR

"Tornar a praia um lugar ainda mais democrático tem sido o objetivo de Luiz Lima desde abril do ano passado, quando implantou o projeto Natação no Mar, em Copacabana. A iniciativa, que começou em Rio das Ostras e ensina gratuitamente crianças, adultos e idosos a nadar em mar aberto, é um sucesso na orla carioca. Prova disso é que, na mesma turma, é possível encontrar um menino de 10 anos, um senhor de 83 e gente que, até pouco tempo atrás, sequer tinha coragem de entrar no mar. Sem distinção de idade ou classe social, a escolinha tem hoje 1.200 pessoas na fila de espera, além das 150 vagas já preenchidas.

- É um projeto muito bacana que ensina crianças, como costumo dizer, de 8 a 88 anos a nadar no mar. E o que mais motiva nesse projeto é chegar aqui em Copacabana, olhar todo mundo fazendo alongamento e nadando, e a gente não consegue dizer entre todos esses participantes quem é rico e quem é pobre. Isso é muito bonito – disse Luiz Lima.

Antes de “invadir” a praia de Copacabana, o projeto Natação no Mar fez sua estreia em Rio das Ostras, em 2006. Três anos depois, o maratonista Luiz Lima resolveu trazer a iniciativa da professora de educação física Izabel Thomas para a orla carioca. Mas o sucesso de hoje não é condizente com as dificuldades do início.

- Eu estava preocupado se a gente ia conseguir preencher as vagas. Eu até fui numa escola pública aqui em Copacabana oferecer vaga no projeto para os alunos, e a diretora me recebeu muito mal. Eu fiquei tão decepcionado, que pensei: “Será que vai ter gente para começar o projeto?” Quando montamos a tenda aqui, no dia 7 de abril, em uma hora as 150 vagas foram preenchidas. Eu lamento a posição dessa diretora. Agora, seus alunos poderiam estar aqui nadando.

Para todas as idades

Crianças, adultos e muitos idosos se interessaram pela possibilidade de aprender a nadar no mar. Hoje, cerca de 50% dos alunos do projeto são da terceira idade. A divisão em três níveis (iniciação, aprendizagem e treinamento) possibilitou que mesmo quem não tinha nenhum contato com o mar passasse a nadar e até competir.

- Eu não nadava antes. Eu só tomava banho no estilo cachorrinho, na beirinha, com baldinho. Hoje, eu já fiz uma travessia, em Rio das Ostras. Fui muito bem. Entrei na água meio receosa, mas depois tomei coragem e fui embora – contou a técnica em enfermagem Maria de Fátima Silva, de 50 anos, que entrou no projeto para fugir de uma depressão.

O Natação no Mar soma diversos casos como o de Maria de Fátima. Outra história surpreendente é a do casal formado por Almir Tojal, de 83 anos, e Walda Tojal, de 76. A história de amor de 53 anos se confunde com a paixão pela natação. Mas, não fosse o projeto, dificilmente a dupla estaria até hoje dando suas braçadas tão ativamente.

- Se nós não nadássemos, já teríamos morrido – afirma, taxativa, a esposa do aluno mais velho do projeto.

Mas as crianças também estão todas as terças e quintas, desde as 7h da manhã, encarando o mar ao lado dos idosos. Dentro d’água não há distinção. Thiago Botafogo, de apenas 10 anos, é da mesma turma de Almir Tojal. E engana-se quem pensa que o jovem nadador preferia praticar com um grupo de meninos de sua idade. O mais novo do projeto afirmou “que acha muito legal” nadar com pessoas mais velhas e que fazer natação no mar “é mais divertido” do que na piscina.

"Esporte por esporte"

Luiz Lima não esconde o desejo de encontrar, entre os seus alunos, um grande talento como a campeã da Copa do Mundo 2009, Poliana Okimoto, mas ressalta que este não é o objetivo principal do projeto.

- A gente tem vontade sim de encontrar aqui um grande nadador. Sou do meio competitivo, então vibro com isso. Mas, desde 7 de abril de 2009, descobri o lado mais bonito do esporte que é o “esporte por esporte”. Não é só esporte pela vitória. E isso você encontra aqui.

O próximo objetivo do nadador é aumentar a capacidade do Natação no Mar e, quem sabe, implantá-lo em uma região carente do Rio de Janeiro.

- Eu vou até fazer um pedido. O projeto acontece terça e quinta, de 7 às 10h, com 150 alunos, patrocinado pela Chemtech. Mas eu faço votos que surjam outros parceiros para ter aula de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Atenderia cerca de 800 pessoas. E além de ampliar aqui, sonho em levar esse projeto para o Piscinão de Ramos".


Fonte: Globo Esporte.

Nenhum comentário: