Ondamar Silva, nadador máster da Unisanta, na categoria 70+, é um exemplo de força de vontade.
Aos 74 anos, o nadador dedica 3h30 do seu dia para fazer o que mais gosta. E não é por acaso que ele está no ranking dos 10 melhores nadadores classificados pela FINA (Federação Internacional de Natação). São 2h de treino dentro d’água e 1h30 de exercícios aeróbicos, musculação e alongamento. Essa é a rotina que ele segue de segunda a sexta-feira. Mesmo com toda essa preparação, Ondamar afirma que ainda sente “aquele friozinho na barriga” antes de competir. Para controlar o nervosismo, ele fica extremamente concentrado e imagina passo a passo a trajetória da sua prova. ”Se alguém chama pelo meu nome, durante o balizamento, não consigo nem escutar, de tão concentrado que eu fico”, confirma o nadador.
Esse ano ele está com o calendário recheado de competições, mas seu objetivo principal está em 2011, no pan-americano que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro.
Além de todas as competições, medalhas, recordes e títulos, Ondamar fala sobre a importância de praticar um esporte, “A natação é tudo pra mim, pois me proporciona qualidade de vida, posso contar com o apoio familiar, que é muito importante, além de preservar a saúde”.
Aos 13 anos começou sua carreira na natação. Os treinos eram feitos no mar em frente ao Clube Saldanha da Gama. Para as competições pertencentes à Liga Santista de Esportes Aquáticos, o Tênis Clube cedia sua piscina recreativa. Naquela época, o calendário de competição ia até maio, pois quando o frio chegava era impossível treinar no mar. Os atletas ficavam parados até setembro, onde retomavam os treinos e as competições.
Ondamar Silva
Em 1956 ele se afastou das piscinas para trabalhar. Dez anos depois, foi convidado a treinar um grupo de atletas na cidade de Botucatu, durante três meses, até o campeonato Jogos Abertos da Alta Sorocabana, onde também competiu e bateu o recorde da competição na prova de 100m nado costas. Depois disso, em 2002, levava seus netos (Gustavo e Luiza) para natação na academia Multisports e ficava sentado observando a aula, até que um dia o técnico da academia o convidou para nadar. Ao observar seu estilo e a maneira como nadava, o treinador propôs que ele participasse da próxima competição, que era uma travessia em mar aberto, na qual obteve o primeiro lugar.
Desde essa competição, Ondamar não parou mais. E ele faz questão de deixar um conselho para todos: “Pratiquem esporte, pois é a melhor forma de cuidar da sua saúde”.
Nota do blog: Em abril Ondamar irá participar do XVI Adalberto Mariani de Natação Master no Tênis Clube em Santos pela AABB Santos.
4 comentários:
Bela matéria! Serve de incentivo a todos nós!
Adorei a matéria. Parabéns Ondamar por ser um exemplo e a Mariá pela idéia de levantar a bandeira do PLUS!
Uma lição de superação e motivação.
Parabéns!
Tá ótimo! Muito bem Mariá!!!
Postar um comentário