Segue uma contribuição de Paulo Madeira para O Blog do Nadador Master...
"Li com emoção o relato aqui publicado a respeito do nadador santista Moacir dos Santos , que foi um expoente da natação brasileira nos anos 60. Eu conhecia bem o seu currículo de bom nadador muito embora ele não tenha jamais ouvido falar a meu respeito.
No início da década de 1960 eu treinava e competia como nadador infanto juvenil no Fluminense no Rio. Apaixonado pela natação , nunca me aproximei ,quanto ao desempenho , das estrelas do clube naquela época como , Daltely Guimarães, Alvaro Pires, Newton Thuin , Maurício Formosinho e o indestrutível Luis Ricardo Simi.Naquela época eu tinha por hábito recortar e colar em álbuns fotos e artigos narrando os feitos dos grandes nadadores e nadadoras ( poucas) , que então brilhavam nas piscinas do Brasil , no que muito contribuíu a profícua imprensa especializada em assuntos da Natação daqueles tempos, encimada por articulistas notáveis como Júlio de Lamare, Maurício Beckenn e Ricardo Serran, jornalistas que, segundo penso , se igualavam a mim no amor pela Natação.
Eu ia muito a piscina do Guanabara que fica em Botafogo assistir a tentativas de quebras de recorde e competições em geral. A água da piscina era meio doce e meio salgada, o que facilitou – segundo dizem – a quebra de recordes mundiais como o dos 100 m nado livre , recorde de Manoel dos Santos e 100 m borboleta, recorde do argentino Luis Nicolau.Pois foi na piscina do Guanabara que assisti Moacir dos Santos concorrendo numa seletiva para escolha do nadador que iria representar o Brasil num torneio internacional –acho que era o Campeonato Sul Americano de Antofagasta. Lembro-me bem que ao lado da raia de Moacir estava competindo Daltely Guimarães que disse com as exatas palavras que até hoje me lembro muito bem: "deixa de molecagem Moacir !".
Daltely referia-se ao fato de Moacir já ter "queimado" a saída pela segunda vez, por pura diversão.
Queria deixar registrado aqui o lado brincalhão desse grande nadador."
paulo.madeira@unisul.br
terça-feira, 16 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário