Ontem postei um comentário da ABMN dizendo que os trajes valeriam para o ano de 2010, mas uma fonte muito confiável me noticiou que haverá uma reunião na FINA no dia 15/01/2010, onde decidirão definitivamente se os trajes tecnológicos valerão ou não pro ano que vem.
Portando aguardem novas notícias aqui no blog antes de comprar ou jogar fora o seu!
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
Tremenda palhaçada desse jaked, proibe de vez essa marmelada.
E mais:
A recomendação do comitê de masters da FINA, para a própria FINA, é que os trajes sejam *proibidos* também para o master. Há a espectativa da proibição valer já para 2010 - os masters da USMS assumem isso como resultado provável.
Portanto, apesar de ainda não termos certeza, penso que seria arriscado investir agora na compra de um traje, mesmo que com "preço de ocasião".
Tem que abolir tudo logo de uma vez...vamos queimar essas porcarias. Não é todo mundo que tem grana para bancar esse luxo. Vamos fazer uma competição justa e que vença o melhor!!!
Também acho. Pelo lado competitivo, é óbvio que a proibição seria mais sensato.
O problema é que "natação master" não é só competição, mas também diversão, curtição. Com raras exceções, master não depila, a pele afrouxa, o corpo perde a hidrodinâmica. Para o povo mais velho a roupa foi uma fantástica volta à juventude, com tudo liso, sem pêlos, esticadinho... Tem 60+ por aí que realmente adora a roupa.
Então tem esses dois lados, o da competição e o da curtição. Enquanto particulamente prefiro a proibição, entendo os dois lados, e ainda bem que a decisão final não sou eu que dou :-)
Escuto essa historinha de que é sacanagem trajes desde a época que eu nadava no paulista da apmn em campinas de aquablade. Naquela época a maioria só tinha sunga de papel e quando surgiram os primeiros masters de aquablade foi um bafáfá...O engraçado é que são sempre os mesmos que reclamam e nunca compram, talvez porque sabem que não ganhariam nem de pé de pato.
Pois é; desde aquela época o pessoal achava ruim a gente se aproveitar do regulamento de trajes falho da FINA para levarmos vantagem nas provas.
E agora, que absurdo, querem proibir meu Jaked???
Como é que eu vou vencer????
Dica: bermuda #9205 de http://www.swimdownhill.com/id2.html. Baratinha e boa!
O Jaked virou dependência pelo jeito. Eu tenho um powerskin, pode não fazer o mesmo efeito que o jaked em flutuação, mas no psicológico ajuda muito, não sei se é pelo fato dele esconder uma "barriguinha de chopp" ou não, mas q faz efeito psicológico faz. Vou confessar que quero que continue os jakeds por mais uma temporada no master ao menos. Quero experimentar, ver qto realmente ele tira em cima do meu powerskin, uns dizem q 1 seg em 50livre, outros falam q tira 2 seg absurdos nos mesmos 50livre...não creio em tudo isso...se me tirar uns 0´6s já tá de bom tamanho, principalmente pq se formos realmente comprar pagaremos uma pechincha.
Pois é, a baixa de tempo depende muito de pessoa para pessoa. Quanto mais pesada a pessoa for, mais o jaked ajuda a baixar os tempos.
A injustiça já começa por aí.
Fora que é um saco colocar aquela roupa apertada e depois tem que ficar rezando pra não estourar.
Que os trajes ajudam, eu nunca discordei, pq eles foram feitos para isso mesmo...mas sozinho eles não fazem nada.
A questão deveria ser sempre o acesso aos trajes.
Bom, com relação à nós, nadadores Masters, eu acho que naturalmente eles serão eliminado, uma vez que as empresas não devem investir mais nesse mercado, por isso tvz seja só uma questão de tempo.
PALMARES, sozinhos, não fazem nada;
NADADEIRAS, sozinhas, não fazem nada;
UMA PRANCHA DE SURF, sozinha, não faz nada;
É... uma roupa que artificialmente te molda para uma forma mais hidrodinâmica, te dá flutuabilidade, te põe em posição, tem atrito com a água artificialmente baixo, comprime sua musculatura para artificialmente aumentar seu rendimento, sozinha, também não faz nada.
A questão não é de acesso aos trajes. A natação é um esporte atemporal, que envolve um humano, água, sunga e óculos. Touca pode, é a única exceção. Nada mais que ajude.
Se eu quero saber se sou mais rápido que Tarzan (Johnny Weissmuller), ou Mark Spitz, ou me comparar com qquer nadador do passado, não tem como fazer a referência nadar de novo com uma jaked. A gente é que tem que nadar como se deve.
Agora, se algém quer mesmo nadar de roupa, aproveita e põe palmar, nadadeira e prancha de surf, e vai fazer nado equipado. Tem até competição disso. Mas não vá chamar isso de "natação", pq não é.
Eiiiiiiiiiiiiita assunto polêmico hein, até entre os masters???? kkkkkkkkkkk
Olha, se eu colocar um jaked ou X-glide e cair na água eu não vou bater o tempo do Cielo nos 50m, mas devo melhorar minhas marcas pessoais. Se vc jogar o traje na água ele não sai nadando sozinho e bate os recordes. Eu já falei antes, os trajes ajudam sim, pq foram feitos para ajudar, caso contrário não teria sentido em usar. Se os trajes "te molda para uma forma mais hidrodinâmica, te dá flutuabilidade, te põe em posição, tem atrito com a água artificialmente baixo, comprime sua musculatura para artificialmente aumentar seu rendimento" como foi escrito, isso pq é a função dele. Agora se todos que estão lá na borda estão com os mesmos trajes, qual será a diferença entre eles? Não seria sua técnica? Se treinamento feito com treinadores capacitados e competentes? Não foi o trabalho de biomecânica que o ajuda fazer uma braçada mais eficiente? Para mim, os trajes vieram e deram um "shift" nos nadadores e trouxeram outros para o nivel dos tops.
Mas esse assunto já é passado, o banimento dos trajes foi decretado e daqui 2 dias não serão mais permitidos em qquer competição de natação (SW). Os últimos dois anos serão lembrados como os anos dos super trajes e qdo algum nadador conseguir superar qquer um desses novos recordes serão mais do que celebrados.
Enquanto isso, no nosso mundo Master, quem tem vai continuar a usar e quem não tem espere a reunião da FINA e depois decida se vale a pena ou não comprar um traje.
Saudações
Postar um comentário